Curso

Apresentação


MESTRADO EM MATEMÁTICA
Campus Sede Itajubá – Curso Presencial
CAPES – Conceito 3

Título: Mestre em Ciências em Matemática
Carga Horária Total Mínima: 360 horas

Coordenador: Prof. Dr. Leandro Gustavo Gomes
Email do curso: pmat.pg@unifei.edu.br

O Curso 

A Matemática Brasileira atravessa um momento bastante interessante: por um lado, acumula alguns tristes índices como, por exemplo, apenas 11% dos alunos do ensino médio concluem esse ciclo sabendo o que deveriam, mas, por outro lado, do ponto de vista da pesquisa, atingiu um patamar louvável para um país sem estrutura científica. Nossa produção científica é bastante boa e alguns de nossos matemáticos são reconhecidos internacionalmente.

Apesar do crescimento verificado nas últimas décadas, a capacidade de formação do sistema nacional de pós-graduação ainda está aquém das necessidades do país. Neste sentido, urge a expansão e a descentralização da pós-graduação em Matemática, sem perder de vista os seus critérios de qualidade. O Mestrado em Matemática (PMAT) foi implantado na Universidade Federal de Itajubá no ano de 2013, fruto do desmembramento do Programa de Mestrado em Física e Matemática Aplicada, este criado em 2006, tendo formado 21 mestres até julho de 2013.

O principal objetivo do Mestrado em Matemática da Universidade Federal de Itajubá é formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de pesquisa e ensino no âmbito das áreas contempladas. Almejamos que os nossos alunos tenham engajamento com a pesquisa desde a sua matrícula no programa.

As atividades do programa estão organizadas em disciplinas, seminários, orientação de trabalhos visando à pesquisa e dissertação científica.

Nossos pontos fortes, os quais constituem um diferencial com relação aos outros programas de mestrado, são a produção científica de qualidade, a localização geográfica, a capacidade de atrair recursos financeiros e a realização de seminários semanais.

A seleção para o mestrado é feita, em geral, uma vez por ano, tendo como período de inscrição os meses de outubro e novembro, mediante Comissão de Seleção nomeada para esse fim, por meio de:

  • Análise de currículo (modelo Lattes);
  • Análise do histórico escolar do curso de graduação.

A Comissão também classifica os candidatos aceitos em ordem de prioridade para a concessão de bolsas de estudo. A notificação sobre a aceitação ou não dos postulantes é feita normalmente até o final do mês de janeiro.

Diversas agências de fomento de pesquisa e pós-graduação concedem bolsas de estudo aos melhores colocados no processo de seleção. As bolsas mais frequentes são concedidas pela CAPES e pela FAPEMIG (Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais).

Alunos estrangeiros podem concorrer a bolsas de estudos (PEC-PG) previstas exclusivamente para eles, tendo para tanto que procurar a Embaixada Brasileira ou um Consulado Brasileiro em seu país de origem, antes de se deslocarem até o Brasil.

Áreas de Concentração / Linhas de Pesquisa

ANÁLISE MATEMÁTICA

  • Análise Funcional
  • Equações Diferenciais Parciais

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

  • Equações Diferenciais e Aplicações
  • Estudos em Mecânica Celeste

TOPOLOGIA/GEOMETRIA

  • Singularidades
  • Topologia Algébrica

[+] Saiba mais sobre as áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa deste curso

Processos Seletivos
Editais / Formulários de Inscrição / Consulta Situação / Resultados

Matrículas Iniciais